AUTOESTIMA E BELEZA NEGRA

E aí, como anda sua autoestima? Como você está se sentindo hoje? Já se fez essas perguntas ultimamente?
Normalmente a correria do dia a dia não nos permite tirar um tempo pra nós e isso acaba ficando bem no fim da lista de prioridades. Porém, pensando a longo prazo, podemos acabar prejudicando muito nossa saúde se não olharmos pra nós com a devida atenção.


Todos sabemos que viver em sociedade não é fácil. Se relacionar, se inserir em um grupo seja na escola, na universidade, no trabalho, pode ser um pesadelo pra muita gente.

As pessoas negras em particular lidam com isso diariamente desde muito cedo e isso está diretamente relacionado a cor da nossa pele e ao tipo dos nossos cabelos, já que não fazemos parte do ideal de beleza da nossa sociedade. Principalmente para as meninas, arrumar o cabelo pode ser um pesadelo. A maioria de nós passou pelo bendito “pente quente”, relaxamento ou qualquer outro método para “amaciar” nossos cabelos. O problema é que isso mexe de uma forma quase irreversível com a nossa autoestima.

Especialistas dizem que a autoestima está diretamente atrelada a nossa saúde, a nossa imunidade. Se olhar no espelho e amar o que vê é essencial para uma vida saudável. Infelizmente muitas meninas, mulheres e homens também não têm esse tipo de relação consigo mesmo. A pressão da sociedade para nos adequarmos a “padrões” pré-estabelecidos e totalmente brancos e eurocentrados nos leva justamente na contramão do caminho da auto aceitação. Quantos de nós já não ouvimos: “nossa, como você arruma esse cabelo?” ou “Deus me livre ter cabelo duro, esse cabelo todo embaraçado”. Fora uma serie de outras frases e expressões racistas que ouvimos desde sempre.

Muitas vezes para nos encaixarmos nos obrigamos a ser quem não somos. E agora, o que fazer? Está tudo perdido? É claro que não!
Felizmente hoje em dia está cada vez mais comum ver mulheres e homens negros assumindo suas identidades desde muito cedo. Mesmo a passos lentos, isso ocorre graças aos esforços de muitos que nos precederam e que aos poucos estão gerando cada vez mais representatividade para as novas gerações. Alguns nomes de destaque e que vale a pena conhecer são: Lupita Nyong’o, Iza, Larissa Luz, Djamila Ribeiro, Paty Jesus, Viola Davis, Leda Maria Martins, Carolina Maria de Jesus, Rosa Parks, Balkissa Chaibou. São todas mulheres pretas, de diferentes gerações e áreas de atuação e importantes fontes de sabedoria e inspiração.

Outro grande avanço são os salões de beleza e os produtos cosméticos especializados no tratamento dos cabelos cacheados e crespos e da pele negra. É muito importante você confiar seus cabelos e sua pele a quem realmente sabe o que está fazendo e lhe proporcione não só a beleza exterior, mas também um bem emocional e psicológico. Quando precisarem de um produto ou serviço específico procurem com atenção, busquem referências confiáveis, justamente para que vocês tenham o tratamento que merecem, que exalte o que vocês têm de melhor e seja adequado a sua necessidade.

Cuidem-se sempre e não deixem que outros digam como seu cabelo ou você deve ser. Confiem naquilo que te faz sentir bem, linda e poderosa.